Nossa Caminhada

Realizada no dia 30 de agosto de 2009 a 1ª caminhada de lésbicas e mulheres bissexuais do RJ foi uma marco histórico para a militância local. Copacabana merecidamente foi palco do evento considerado de maior importância no encerramento do Mês da Visibilidade Lésbica do RJ. Acostumada a grandes multidões e manifestos, a praia ganhou novas cores e deu passagem à 1ª Caminhada de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Estado do Rio de Janeiro.

Organizada pelo Fórum de lésbicas e Mulheres Bissexuais do RJ com a participam dos Grupos Amazonas – Associação de Lésbicas Feministas de Niterói, Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, Coletivo de Lésbicas Elizabeth Calvet (COLERJ/RJ), Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais, Grupo de Mulheres Felipa de Sousa, Grupo Triângulo Rosa, Movimento D’ELLAS, Núcleo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Grupo Sete Cores, a caminhada contou com a presença de cerca de 400 pessoas que se concentraram em frente ao Posto 6 da praia. Lésbicas e mulheres bissexuais de várias partes da cidade e até mesmo de outras cidades e regiões do país compareceram para lutar pela diversidade e reivindicar direitos iguais.

Como é característico de manifestações mais modestas, o tom da I Caminhada de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Rio de Janeiro foi mais político do que festivo. Discursos das organizadoras e apoiadores do evento, como o Ministro do Meio Ambiente, além de parlamentares que apóiam a causa, chamaram a atenção do público para a importância daquele evento e para a total falta de políticas para lésbicas e mulheres bissexuais, tanto no estado do Rio de Janeiro quanto no Brasil.

O evento pode ser entendido como um momento de luta específico, já que a Parada do Orgulho LGBT absorve todas as letrinhas da comunidade LGBT. A Caminhada de Lésbicas e Mulheres Bissexuais veio destacar, com mais clareza, as suas reivindicações.

A audiência, que contava não apenas com a participação de lésbicas e bissexuais, mas também com a de gays, homens e mulheres heterossexuais, transexuais, e travestis, seguiu animada em direção ao Posto 2 da praia de Copacabana, embalada ao som das DJs que comandavam as pick-ups. Todas com a convicção comum da importância da diversidade na busca por um país justo e igualitário.

A primeira edição da Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Rio de Janeiro surpreendeu, agradou seu público e reafirmou os objetivos e projeções do movimento de lésbicas e mulheres bi. Foi um marco na luta pelos direitos de todas as mulheres, especialmente daquelas que amam e se relacionam afetiva e sexualmente com outras mulheres.

Deixe um comentário